Fórum

Leitura do rastreamento - Quando é e quando não é tributado

Área de dúvidas sobre os Correios e a Receita Federal (Taxas, Tempo, Contatos)

Leitura do rastreamento - Quando é e quando não é tributado

Mensagempor Léo » 31 Dez 2010, 23:45

Olá Boa Noite

Gostei bastante deste forum pois eu estava buscando informações de como é possível "LER" através do sistema de rastreamento (Tracking) quando um objeto "FOI" ou "NÃO FOI" Tributado

Vejamos se a minha conclusão possui alguma lógica:

Um objeto comprado no exterior vem para o Brasil e no Brasil todos objetos passarão por uma fase no rastreamento onde leremos:

1)
DATA HORA BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Recebido/Brasil

2)
DATA HORA BRASIL - BRASIL/XX Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO RECEITA FEDERAL DO BRASIL/XX

OK a partir disto ele pode tomar 2 caminhos

CAMINHO "A"

3 A)
BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Liberado pela alfândega

CAMINHO "B"
3 B)
Em trânsito para TRIBUTADO - EMISSÃO NTS/XX

4 B)
23/12/2010 19:02 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Liberado pela alfândega

Produto é recebido no Brasil; depois é encaminhado para fiscalização da receita; após pode seguir 2 caminhos: A) ou é liberado pela alfandega (sem tributação) ou B) é tributado e depois liberado pela alfandega

Ou seja. A palavra "LIBERADO PELA ALFANDEGA" encerra toda questão correto ??

Se foi tributado aparecerá no rastreamento: Em trânsito para TRIBUTADO - EMISSÃO NTS/XX
E após aparecará: "LIBERADO PELA ALFANDEGA"

Se não foi tributado, aparecerá a expressão "LIBERADO PELA ALFANDEGA" sem em nenhum momento anterior aparecer a palavra "TRIBUTADO". Desta forma, após aparecer esta expressão "LIBERADO PELA ALFANDEGA" Não existe mais nenhuma possibilidade de ser tributado, correto ?

Quem possui experiencia com isto poderia endossar esta conclusão ?

==========
Só que alguns produtos meus parecem ter passado batido essa etapa de

"Em trânsito para FISCALIZACAO RECEITA FEDERAL DO BRASIL/XX"

Iso é apenas a não alimentação do sistema de rastreamento ? Isto ocorreu com um bocado de produtos meus. O correto não seria sempre ter a etapa "Em trânsito para FISCALIZACAO RECEITA FEDERAL DO BRASIL/XX" ?

Data Local Situação
19/11/2010 15:53 CEE BLUMENAU - BLUMENAU/SC Entregue
19/11/2010 08:29 CEE BLUMENAU - BLUMENAU/SC Saiu para entrega
12/11/2010 10:06 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Recebido/Brasil
03/11/2010 14:20 SINGAPORE/XX Encaminhado
Em trânsito para BRASIL - BRASIL/XX

Léo

Re: Leitura do rastreamento - Quando é e quando não é tribut

Mensagempor expressaocultural » 01 Jan 2011, 07:20

Caro Léo.
O termo LIBERADO PELA ALFANDEGA , apenas diz respeito se o objteto (s) tem ou não alguma restrição de importação.
Não havendo nenhuma restrição ele segue para analise de tributação.
Um abraço

expressaocultural
Novato

Data de registro: 22 Dez 2010, 21:44

Mensagempor Nadia » 01 Jan 2011, 14:34

Mais uma informação: pelas experiências que tive com compras da Asia a questão de rastreamento depende da modalidade de envio que e do tamanho do pacote, já tive pacotes que deram entrada no sistema e depois só apareceram no dia que foram entregue, ao contrario de outros que tem registro desde a origem, no primeiro o sistema só acusou o recebimento no Brasil, já no segundo caso o registro no sistema dos correios é desde a origem.

RB1951941XXHK
07/10/2010 18:12 CDD CAVALHADA - PORTO ALEGRE/RS Entregue
07/10/2010 10:26 CDD CAVALHADA - PORTO ALEGRE/RS Saiu para entrega
30/09/2010 11:30 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Recebido/Brasil

RR9301482XXCN
12/11/2010 18:19 CDD CAVALHADA - PORTO ALEGRE/RS Entregue
12/11/2010 11:22 CDD CAVALHADA - PORTO ALEGRE/RS Saiu para entrega
04/11/2010 08:25 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Recebido/Brasil
14/10/2010 09:12 CHINA - CHINA/XX Encaminhado
11/10/2010 03:10 CHINA - CHINA/XX Postado

Imagem
Rastreamento começado por: R= São José dos Pinhais/PR-C= RJ/RJ - E- L - I - V= SP/SP
Nadia
Moderadores

Data de registro: 26 Nov 2010, 15:13

Mensagempor Léo » 07 Jan 2011, 19:11

Então, o que eu percebo de minhas encomendas, (e se alguém puder me apontar fatos contrários, por favor poste) é o seguinte:

Quando eu leio o seguinte rastreamento:

Objeto 1
19/11/2010 15:53 CEE BLUMENAU - BLUMENAU/SC Entregue
19/11/2010 08:29 CEE BLUMENAU - BLUMENAU/SC Saiu para entrega
Recebido/Brasil
03/11/2010 14:20 SINGAPORE/XX Encaminhado

Onde o objeto chegou no Brasil, e somente depois de vários dias é que se faz algum registro, que sempre é o de saída para a entrega, nestes casos nunca houve tributação.

Nos casos em que há tributação, sempre após o registro de "recebido" "conferido":

Recebido/Brasil

com uns 2 a 5 minutos de diferença, é feito um registro de encaminhamento para receita

Objeto 2
28/10/2010 18:53 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Liberado pela alfândega (aqui houve o passo TRIBUTADO entre "Trânsito para fiscalização" e "Liberado pela alfandega")
28/10/2010 15:44 FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS/XX Encaminhado
Em trânsito para TRIBUTADO - EMISSÃO NTS/XX
12/10/2010 16:43 BRASIL - BRASIL/XX Encaminhado
12/10/2010 16:42 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Recebido/Brasil
25/09/2010 00:00 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Encaminhado
24/09/2010 23:58 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Conferido
Recebido na unidade de exportação
23/09/2010 00:00 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Postado

objeto 3

31/12/2010 10:34 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Liberado pela alfândega (aqui não houve o passo TRIBUTADO entre Trânsito para fiscalização e Liberado pela alfandega)
24/12/2010 16:41 BRASIL - BRASIL/XX Encaminhado
24/12/2010 16:39 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
Recebido/Brasil
30/11/2010 09:42 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Encaminhado
30/11/2010 06:39 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Conferido
29/11/2010 11:45 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Encaminhado
29/11/2010 11:44 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Conferido
24/11/2010 00:05 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Postado

====
Tive uns 4 ou 5 casos iguais ao objeto 1 que me veio sem tributação, no caso do objeto 2 e 3, sempre após o recebimento do Brasil tem o registro de trânsito para receita feito com uns 2 ou 3 minutos de diferença. Sempre este pequeno lapso temporal de dezenas de segundos.

E sempre que um objeto é tributado, aparece a palavra TRIBUTADO antes do LIBERADO PELA ALFANDEGA

No caso do objeto 3, que foi encaminhado para fiscalização e foi "liberado pela alfandega" sem aparecer o passo com a palavra "tributado" entre "trânsito para fiscalização" e "Liberado pela alfandega", recebi o objeto sem tributação com o carimbo "Liberado sem abertura" na caixa.

No caso do objeto 2 houve cobrança do tributo, entrei com recurso para revisão e ainda to esperando o resultado. O ultimo passo foi este:

01/12/2010 09:48 CTCI RIO DE JANEIRO/GEARA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Em trânsito para TRIBUTADO - PEDIDO REEXAME NTS/RFB/XX

Isto mesmo. faz 1 mês e meio isso.

Quem têm esperiencia com encomendas vindas do exterior, isso tudo que escrevi acima parece uma lógica que funciona, não foi assim que ocorreu também ?

Alguém teve algum objeto em que se passou mais de 3 minutos entre o recebimento e o registro do encaminhamento para receita ? É sempre no ato isto né ? E quando não existe este registro após uns 3 minutos sempre o próximo registro foi a "saída para entrega"

Procede ?

Bom fiz umas 12 13 compras do exterior durante o ano passado e tive isso de experiência até agora

Léo

Mensagempor Nadia » 07 Jan 2011, 22:26

Só tive uma compra taxada e foi desembaraçada pela empresa que entregou, pois não era os correios. O resto até o momento veio direto, a coisa mais "cara" que comprei foi $97 (celular "boiando" desde 30/setembro), há fiz compra de $110 mas como eram "artigos femininos": maquilagem, pinceis para maquilagem, pacote leve, enrolado naqueles pacotes quase papel pardo acho que os fiscais não se interessaram :lol: .
Hoje em dia com a loucura que o sistema dos correios está não acredito em mais nada, se nas entregas nacionais com rastreio eles já "pisam na jaca", imagina nas internacionais
Notem a delicadeza do tratamento das encomendas neste video:
http://www.youtube.com/watch?v=MzFZKHDx9L8

Imagem
Rastreamento começado por: R= São José dos Pinhais/PR-C= RJ/RJ - E- L - I - V= SP/SP
Nadia
Moderadores

Data de registro: 26 Nov 2010, 15:13

Mensagempor LipeThor » 03 Jun 2011, 16:32

Leo,

Seu comentario está correto no que diz do tempo entre o encaminhado e conferido. Reparei isso em algumas das compras que fiz vindas da China (Veja abaixo). Comprei em dois sites: Deal Extreme e Milanoo.com. No caso das compras do DX, elas passaram direto dps que foram conferidas pela unidade de tratamento internacional. Porém, minhas compras da Milanoo não deram a mesma sorte (repare na hora, confirmando sua teoria):

02/06/2011 12:26 CTCI SAO PAULO (GEEXP) - SAO PAULO/SP Encaminhado
Em trânsito para TRIBUTADO - EMISSÃO NTS
26/05/2011 09:48 UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
26/05/2011 09:46 UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL Conferido
Recebido/Brasil
15/05/2011 14:19 CHINA - CHINA Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
13/05/2011 09:34 CHINA - CHINA Postado

Na DX semrpe compro abaixo de 50,00 dolares, e vi que eles diminuem ainda mais o valor, além de colocar como gift, o que ajuda e muito a fazer as compras passarem. Porém, nao sei o que a Milanoo fez. A compra deu em torno de 50,00 dolares, mas eles combinaram comigo que iriam declarar menos. Por alguma razão não adiantou, pelo visto, e agora estou não sei o que acontecerá..

No caso da sua compra que foi TRIBUTADA, o que aconteceu? Você recebeu uma notificação com o valor a ser pago na agência onde se encontrava a sua compra? Esse valor era uma % do valor em dolar declarado na encomenda? É verdade que so pode pagar à vista em dinheiro? E como você fez para recorrer o valor cobrado?

No meu caso, não tem volta né? Eu realmente serei cobrado? Preciso de dicas para saber o que fazer, pois estou com medo dessa cobrança sair cara e nãos aber como recorrer.

Muito obrigado desde já!

Filipe

LipeThor
Novato

Data de registro: 03 Jun 2011, 16:21

Mensagempor Inside » 03 Jun 2011, 20:35

no primeiro o sistema só acusou o recebimento no Brasil, já no segundo caso o registro no sistema dos correios é desde a origem

Priority e Express (e modalidades afins), independentemente da origem (USA, Europa, China ...), possuem rastreio completo desde a origem.
Já os Registrados NÃO. Acho que tem mais a ver do "convênio" do correio brasileiro com os estrangeiros.
Nenhuma das minhas compras registradas da Europa foi rastreada desde a origem (Postado e Em Trânsito...). Para eu ter certeza que o vendedor postou tenho que checar no correio de origem. Já os Registrados provenientes do USA são rastreadas desde a postagem.

Você recebeu uma notificação com o valor a ser pago na agência onde se encontrava a sua compra? Esse valor era uma % do valor em dolar declarado na encomenda? É verdade que so pode pagar à vista em dinheiro? E como você fez para recorrer o valor cobrado?

1. Você receberá um comunicado dos Correios com o valor dos impostos.
2. Imposto de Importação (I.I.)=60% do valor produto+frete+insurance. Alguns estados como MG, RS, SC... cobram o ICMS (algo entre 16-19%). Cuidado que a base do cálculo do I.I. e ICMS não é a mesma.
3. Pagamento em dinheiro.
4. Para recorrer é só solicitar e preencher um formulário nos Correios, anexando os comprovantes do valor da compra.

Você está sendo roubado!!!! Nós estamos sendo roubados!!!
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.ph ... icia=16000
Inside
Moderadores

Data de registro: 27 Jan 2011, 09:44

Mensagempor LipeThor » 03 Jun 2011, 22:11

Muito obrigado pela resposta, Inside!

Mas se o produto teve frete gratis, como se aplica a regra? Será apenas a % em cima do valor total? E eu moro no Rio de Janeiro.. Teria essa otura taxa?

O pior de tudo é que eu acho que a compra saiu menor de 50,00, então fui pego de surpresa com essa de TRIBUTADO.. comprei pelo deal extreme (abaixo de 50,00) varias evzes e nunca tive problema. Talvez pelas embalagens acabarem sendo pequenas.. Mas essa comrpa de roupas (que são poucas) pode ter ficado maior, eu não sei como esta até eu ver. Eram poucas peças (um casaco, uma camisa e duas outras coisas da loja), então realmente não esperava por essa.

Bom, to esperando pagar menos de R$ 50,00, pq senão sairá caro.. E também não sei se o site aceitaria reembolso, então estou numa situação complicada. hahahaha

Muito obrigado pelas respostas!

Filipe

LipeThor
Novato

Mensagempor Inside » 03 Jun 2011, 23:17

Mas se o produto teve frete gratis, como se aplica a regra? Será apenas a % em cima do valor total? E eu moro no Rio de Janeiro.. Teria essa otura taxa?

RJ não incide ICMS :mrgreen:. Se o frete foi grátis então 60 % do valor da compra.
E comprou na Deal (uma loja como qualquer outra) está sujeito a taxas :( .
Vai ver o fiscal não acreditou no valor se é que a Deal declarou correto e atribui outro de acordo com a tabela, seu pacote parece que ficou grandinho!
Boa Sorte. Qualquer coisa é só recorre do valor ;) .

Você está sendo roubado!!!! Nós estamos sendo roubados!!!
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.ph ... icia=16000
Inside
Moderadores

Data de registro: 27 Jan 2011, 09:44

Mensagempor LipeThor » 04 Jun 2011, 01:45

O problema de recorrer, acredito eu, é que ficarei um tempão a mais sem pegar minha encomenda, né? e aidna corre o risco deles nao tirarem a taxa, ou não abaixarem, correto?

LipeThor
Novato

Próximo

Retornar para Correios e Receita