Abordei em partes isso no post Os Prós e os Contras de Compras Internacionais pela Internet, mas voltei pra dedicar um post a isso aqui e agora.

A situação é a seguinte. Uma compra é feita em algum site estrangeiro ou de algum usuário via eBay, utilizando o PayPal como meio de pagamento. A encomenda vêm, chega ao Brasil em 2, 3 dias úteis via USPS ou seja lá qual for o meio de envio. Tudo ok até então. O vendedor cumpriu a parte dele. Após isso, passam-se 50 dias até a receita liberar o produto, seja taxado ou livre de impostos. 

Nesse meio tempo, o comprador se desespera por não receber o produto e abre uma reclamação (ou contestação) do pagamento no PayPal, pois há um prazo definido máximo para tal. 

Essa situação cria um transtorno ao vendedor norte americano que não tem nada a ver com a situação dos nossos serviços no Brasil. E tem prejudicado a todos os brasileiros que compram fora.

No dia 22/09 um visitante do Upalele comentou:

Pessoal, hoje completam 45 dias do meu pagamento pelo PayPal e, portanto, o prazo limite para abrir a contestação, apesar da mercadoria já estar em solo brasileiro (25 dias parada na fiscalização). Será que eu faço isso??? Ouvi dizer que essa prática de ficar abrindo contestações no PayPal está queimando o nosso filme no eBay, a ponto de fazer com que muitos vendedores parem de vender seus produtos para nós (já ando percebendo isso). E agora? Levo o vendedor chinês no “pau” ou aguardo mais alguns dias? O prazo limite para abrir a contestação são esses 45 dias que eles informam mesmo ou dá para abrí-la com mais prazo? Vlw…

Acreditem, sim, o filme brasileiro ta sendo queimado por demais. Recentemente adquiri um produto via eBay (relato aqui) e recebi da vendedora norte americana o seguinte comunicado:

Hello:
I am so sorry to inform you that your item is on hold due to past trouble
experience with your country’s custom
.

I will ship the item to you ONLY if you accept both conditions:
1) You can wait up to 30-45 days for package to delivery.
2) We only charge USPS First-Class international airmail, which doesn’t includes
tracking and insurance service.

If you agree with both conditions, then reply the email to state ?Yes, I
agree both conditions, and please ship my package.”
If you don?t have the patience to wait up to 45 days, please reply the email
to request cancellation.

Thank you for understanding
Susan

Explicando pros não familiarizados com a língua ínglesa, a vendedora deixou claro que já enfrentou problemas vendendo para o Brasil e que apenas enviaria o produto se eu concordasse com o prazo de até 45 dias pra receber.

Ela ainda é uma das vendedoras que comunicam os problemas. Não sei se todos têm a mesma sensação que eu, mas venho acompanhando uma súbita diminuição do número de vendedores que vendem pra ca. Com problemas pra receber do PayPal, transtornos por atrasos e tudo mais, vendedores de outros países tem se desestimulado a enviar produtos pra ca. O que pode ser uma explicação pros elevados preços dos fretes em detrimento da realidade. Talvez assim seja uma forma de “compensar” a dor de cabeça.

A dica que deixo  é: se vai comprar, pondere todos os prós e contras e esteja certo que poderá esperar pelo produto. Abrir contestação do pagamento só piora a situação dos brasileiros no mercado comercial internacional.

Boas Compras!

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